Emissão - Nota Fiscal de Serviços (NFS-e)

Ultima Atualização: 27/09/2019    Artigo de código : 4272             

Através desta opção, a empresa poderá emitir Notas de Serviços.


Para a emissão destas Notas, é necessário antes realizar alguns cadastros. São eles:

Cadastro de Clientes - Se ainda não cadastrou o seu Cliente, Clique aqui

Cadastro de Serviços - Se ainda não cadastrou o seu Serviço, Clique aqui

Cadastro de Unidades de Medida - Se ainda não realizou o cadastro de Unidade de Medida, Clique aqui

Realize a Configuração da sua Nota de Serviço em Configurações > Nota de Serviços. Caso ainda não tenha realizado essa configuração, Clique aqui

- Passo 1:

Acesse menu Nota de Serviços:



Na tela inicial, é possível visualizar as últimas notas realizadas e seu status.

Também é possível visualizar as notas utilizando filtros, como Nome do Cliente, Data Inicial e Data Final, e pelo situação da Nota.


- Passo 2:

Nova Nota de Serviços: Clique neste botão para realizar o preenchimento dos campos para a emissão da nota de serviços manualmente.




- Passo 3:

Cliente: Digite o nome do participante que será o cliente da nota fiscal. À medida que for inserindo a informação, o sistema apresentará os cadastros encontrados para clientes com as palavras digitadas. Basta selecionar o cliente. Caso o cliente ainda não tenha sido cadastrado, clique no botão “+” para incluir o participante. O botão “Lápis” permite editar o cadastro do cliente;


Data e Hora de Emissão: Estes campos são informados automaticamente pelo Sage NFe conforme a data e hora do Sistema Operacional do computador, permitindo alteração, se necessário;


- Passo 4:

Serviço: Digite o serviço que deverá constar na nota fiscal de serviços. À medida que a informação é digitada, o Sage NFe listará abaixo todos os serviços encontrados no cadastro. Basta selecioná-lo. Se necessário inserir um serviço não cadastro, clique no botão “+” para criar o cadastro.
Para realizar alterações no cadastro do serviço, clique no botão “Lápis”;


Valor do Serviço: Informe o valor total da prestação de serviços;

Descrição: Caso queira inserir alguma descrição/ informação complementar ao serviço, utilize este campo;

Alíquota ISS: O Sage NFe trará automaticamente neste campo a alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) cadastrado no menu Configurações/ Nota de Serviços. Caso necessário, informe a alíquota manualmente;

Valor Deduções: Caso exista algum valor a ser deduzido da base de cálculo do ISS, informe neste campo;

ISS Retido: Se o ISS foi retido na fonte, habilite essa opção;

Valor Desconto: Se foi aplicado algum desconto na prestação do serviço, informe;
Os campos bloqueados pelo Sage NFe para digitação são preenchidos automaticamente pelo sistema. A Base de Cálculo do ISS será o Valor do Serviço deduzindo o valor informado no campo Valor Deduções, se houver. O Valor ISS será o resultado da multiplicação do campo Base de Cálculo do ISS pelo campo Alíquota ISS. O Total da Nota de Serviços será o valor informado no campo Valor do Serviço, deduzindo o Valor Desconto, se houver.

 

Outros Impostos: os campos Alíquota IR%, Alíquota CSLL%, Alíquota PIS%, Alíquota COFINS% e Alíquota INSS% serão preenchidos automaticamente pelo Sage NFe conforme as alíquotas informadas no menu Configurações/ Nota de Serviços. Caso seja necessário, informe-as manualmente.

Com base nessas alíquotas, o sistema calculará automaticamente os valores dos campos Valor IRValor CSLLValor PISValor COFINS e Valor INSS, que será a multiplicação do Valor do Serviço pelas respectivas alíquotas;

Caso algum(ns) imposto(s) seja(m) retido(s) na fonte, selecione a opção IR RetidoCSLL RetidoPIS RetidoCOFINS Retido e INSS Retido, conforme a operação. Para cada imposto retido, seu respectivo valor será abatido do campo Total da Nota de Serviços;

Clique em Salvar ao concluir o preenchimento de todos os campos necessários para a realização da nota fiscal de serviços.

Após realizar o preenchimento dos dados da nota fiscal e salvar, utilize os botões no rodapé da tela para efetuar as demais ações:

Validar: Através deste botão, o Sage NFe fará a validação de todas as informações inseridas na nota fiscal, encontrando possíveis erros que ocasionarão rejeição da nota fiscal por parte da Prefeitura Municipal ou do leiaute SPED. Desta forma, o usuário poderá corrigir os erros antes do envio.

Danfe: Ao clicar nesta opção, o usuário poderá visualizar, para fins de conferência, todos os dados inseridos na nota fiscal no leiaute da DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

Emitir: Clique neste botão após validar a NFS-e, para que seja concluído o envio ao Portal da Prefeitura Municipal;

Voltar: Após concluir todos os processos para a emissão da nota, clique neste botão para retornar à tela de Notas Fiscais e acessar outras rotinas do Sage NFe.



A sua opinião é muito importante para nós:


Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4272