Rejeição 600: CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte

Ultima Atualização: 25/08/2020    Artigo de código : 3931             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, me informaram que a sua nota foi rejeitada e você não sabe como corrigir, mas não se preocupe pois eu estou aqui para te explicar como realizar a correção, vamos lá!



Essa rejeição é apresentada quando o CSOSN (Código de Situação Tributária/CST) informado dentro do(s) produto(s) da NFe não são aceitos para operações com cliente Consumidor Final.

Caso precise consultar se o cliente informado na NFe realmente não é contribuinte de ICMS Clique Aqui e verifique o passo a passo.

Para realizar correção da rejeição apresentada siga os passos descritos a seguir:

Passo 1: Dentro da NFe rejeitada clique no botão lápis que fica no campo do cadastro do cliente para abrir a edição.


Dentro do cadastro do cliente note que ele está selecionado como consumidor final, caso o cliente não seja consumidor final altere para Contribuinte, salve essa alteração e emita a NFe novamente. Caso seja consumidor final e as informações do cadastro estejam corretas vamos ao próximo passo para realizar a correção.




Passo 2: Para realizar a correção abra a NFe rejeitada e clique no produto.



Será aberta a tela de detalhes do item desse produto, clique na aba ICMS e realize a alteração do campo CST/CSOSN para uma das opções aceitas para operação com consumidor final.

 Para notas emitidas por optantes do Simples Nacional cujo o destinatário da NFe é um consumidor final a Sefaz só aceita as seguintes situações tributárias (CSOSN) descritas a seguir: 

102 - Tributação SN sem permissão de crédito;

103 - Tributação SN, com isenção para faixa de receita bruta;
300 - Imune;
400 - Não tributada pelo Simples Nacional;
500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária ou por antecipação.
Se possuir dúvidas em qual escolher, deverá consultar  a sua contabilidade

Após realizar a alteração clique no botão adicionar.




Caso tenha mais de um item na nota é necessário realizar essa alteração em cada item da NFe.

Você também pode parametrizar o CST/CSOSN que deseja utilizar para Consumidor final através da sua categoria de ICMS, Clique Aqui e veja o passo a passo.

Agora Salve, Valide e Emita a sua NFe novamente.


Importante: Lembre-se que o nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu emissor NFe.


Saiba que foi um prazer te ajudar e compartilhar esse momento com você, até breve!

OBS: Caso possua dúvidas referente qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3931