eSocial - Exportações Diversas - Analyser Erro:10006 e 10007|Certificado Nulo - Possíveis Causas

Ultima Atualização: 28/10/2019    Artigo de código : 8923             

eSocial - Exportações Diversas - Erros 10006 e 10007

- Passo 1:

Os erros podem ocorrer em todos os eventos de transmissão eSocial, por vários motivos, com maior apontamento devido infraestrutura de rede/máquinas, ocasionado por deficiência de algum requisito mínimo ou bloqueio.

Falta  do Net Framework 4.62 e/ou superior. - Clique aqui para ver informações sobre o Windows

O .NET Framework é um ambiente de execução gerenciado para Windows que oferece uma variedade de serviços aos aplicativos em execução. Consiste em dois componentes principais: o CLR (Common Language Runtime), o mecanismo de execução que manipula aplicativos em execução, e a biblioteca de classes .NET Framework, que oferece uma biblioteca de códigos testados e reutilizáveis que os desenvolvedores podem chamar de seus próprios aplicativos.

ATENÇÃO:O framework é padrão do Windows, e todas as versões que ainda tem suporte pela Microsoft podem ser usadas.


- PASSO 2:

 Bloqueio ocasionado por Proxy / Firewall  / Antivírus

Clique aqui e confira a lista de endereços utilizados pela SAGE|Sistema, solicite ao TI da empresa para que seja efetuado as devidas liberações.

- PASSO 3:

Conexão de Certificado A3: Desconectado no momento da transmissão.
O certificado A3 é conectado por meio de Token, hardware, dispositivo USB ou cartão com leitor digital, é portátil e não precisa estar instalado na máquina, portanto para transmissão deve estar conectado na máquina, quando não conectado apresenta erros.

IMPORTANTE: 

O uso do certificado A3 para envio do eSocial tem apresentado alguns transtornos devido a diversos fatores, como por exemplo, a necessidade de estar conectado á máquina na qual estão sendo feito os envios, prejudicando o trabalho em rede de computadores e a necessidade de informação do PIN diversas vezes para geração, envio e recebimento dos arquivos.

Cabe frisar que as configurações de atualização do certificado A3 devem ser aplicadas na competência de vencimento e nova validação de certificado, ou seja, as configurações de transmissões devem ser aplicadas com a empresa ativa na competência de inicio da nova validade.

                                              

Desta forma , não podemos garantir o funcionamento das transmissões ao eSocial quando utilizado esse tipo de certificado e recomendamos fortemente o uso do Certificado A1.

O sistema emite a mensagem ao configurar o certificado A3 na tela de configuração de transmissão.




Caso esteja com demora no envio dos Eventos e Retorno dos Protocolos do Portal do eSocial poderá  verificar se o certificado está operacional realizando a consulta no passo a passo menu abaixo.


Acessar Menu Inicial do Windows opção "Pesquisar " e digitar "Administração de Token".



Em seguida deverá clicar na opção 
Administração de Token e verificar se o Status do Token se encontra como "Operacional".

Se o status do Token estiver como "Presente" deverá trocar o Token de entrada de USB e verificar novamente o Status.


- PASSO 4:


 Sistema aberto em outras máquinas durante a Transmissão - Certificado A3.
 Pode ocorrer o retorno de Certificado Nulo.
O sistema utiliza informações do certificado conectado na máquina para transmissão eSocial, para que não haja conflito com outras máquinas na rede, é importante que apenas a máquina transmissora esteja utilizando o sistema durante a transmissão.
Dessa forma deverá desconectar o certificado e conectar em outra entrada USB. Após realizar esse procedimento acessar o sistema e reenviar tabelas pendentes do e-social. 


- PASSO 5:

 Certificado Digital - Instalação dos certificados RAIZ 

- Certificado RAIZ é o mesmo certificado Digital modelo A1 ou A3?

Não, o Certificado Raiz é a Autoridade Certificadora Raiz da ICP Brasil é o (ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

São os responsáveis em intermediar a segurança para o envio dos seus dados até o eSocial. Esses Certificados garantem a confiança de que o site ou portal titular de um certificado digital são realmente "quem dizem ser" e asseguram que as informações enviadas para aquele site ou portal não passaram por terceiros.

Os Certificados Raiz são divididos em 2 partes, Certificado Raiz Brasileira, o qual será instalado na pasta Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis, e os que são da SERPRO serão instalados na pasta Autoridades de Certificação Intermediárias.

Importante lembrar que deve ser instalado em todas as máquinas.

Clique no link abaixo para instalar/executar o aplicativo



http://sageead.com.br/ajudaonline/artigo.aspx?artigo=7677


- PASSO 6:

Implementado no sistema, ferramenta Analyzer, cuja função é validar o Certificado Digital, e também identificar e reparar configurações na máquina para fins de transmissão do eSOCIAL.

O Analyzer deverá ser executado nas empresas que apresentem algum problema na transmissão do eSOCIAL, podendo ser executado por dentro do sistema, através do Menu eSocial>Analyzer ou acessando o diretório Folhawin>Uteis>Analyzer e executando o arquivo Analyzer.exe.


 O primeiro passo para utilização do Analyzer é aceitar os termos do contrato. Sem isso não é possível executar essa ferramenta.



- Passo 7:

 Feito isso, será apresentada a tela com os campos Unidade e Empresa.
 Esses campos estarão preenchidos e desabilitados quando o Analyzer for executado por dentro do sistema, através do Menu eSOCIAL>Analyzer. Para iniciar as validações, acesse o ícone que se encontra à frente da opção Informações certificado digital.



- Passo 8:
Informe o tipo de Certificado, se A1 ou A3. 
Selecione o certificado digital e informe a senha.
 Feito isso o sistema preencherá o restante dos campos. Clique no botão Voltar. 



- Passo 9:

Se nenhum certificado for selecionado, ficarão disponíveis os botões Continuar e Encerrar.
Ao clicar em continuar, as demais validações serão executadas na tela principal do Analyzer.
 Quando não for informado um certificado digital, o status da opção Informações certificado digital ficará amarelo.
 Se o certificado selecionado estiver fora do período de validade, o status ficará vermelho. Diferente disso, o status ficará verde.
 Ao voltar para a tela principal do Analyzer clique em Iniciar. 

- Passo 10:

Serão executadas as seguintes rotinas:
 - Reparar .Net framework Será feito o reparo do .Net Framework instalado na máquina
 - Configurações IE Nas propriedades de Internet da máquina, aba Segurança, zonas 1, 2 e 3, será habilitado conteúdo misto.
 Na zona sites confiáveis, serão inseridos vários sites e será desmarcada a opção Exigir verificação do servidor (https) para todos os sites desta zona.
 - Validação do Drive OleDB Se o sistema identificar alguma falha no drive, será efetuada a reinstalação deste drive.
 - eCAC: Help configuração procuração Quando o tipo de certificado for de procuração, será aberto automaticamente o FAQ do Sage EAD de como efetuar a configuração no site do e-CAC. 

- Passo 11:

- Finalização - Geração do log Será gerado um log na área de trabalho. 
O mesmo poderá ser visualizado ou imprimido através do Analyzer. 
No cabeçalho da tela será demonstrado o dia e hora em que o Analyzer foi executado pela última vez.


- Passo 12:

Caso você (cliente) não possua um técnico na empresa, para realizar a verificação de requisitos mínimos, entre em contato com nossa central de vendas através do telefone 0800 707 5330

Ressaltamos que trata-se de um serviço pago e nossos profissionais entrarão em contato para informações sobre custos/agendamento.

O Suporte Não realiza os procedimentos citados nesse conteúdo, portanto os procedimentos são de inteira responsabilidade do T.I da empresa.  



A sua opinião é muito importante para nós:


Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
8923