Rejeição 778: Informado NCM inexistente

Ultima Atualização: 20/05/2020    Artigo de código : 5040             


A rejeição ocorre quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela abaixo. 

Certifique-se que o NCM utilizado está de atualizado de acordo com a Tabela NCM e respectiva Utrib (comércio exterior) - Vigência 01/01/2020 - Publicada em 11/11/2019 Clique Aqui


- Passo 1:

Se desejar, assista ao vídeo para a resolução: Clique Aqui

Não quer assistir ao vídeo, não tem problema, pule para o próximo passo.


- Passo 2:

Acesse o Menu Cadastros > Produtos.



- Passo 3:

Utilize o filtro de Pesquisa para localizar o seu produto e clique sobre ele.



- Passo 4:

Preencha o campo NCM e clique em Salvar.




- Passo 5:

Retorne na digitação da nota.

A mesma será apresentada como Rascunho ou Rejeitada na Aba Principal, clique sobre ela.




- Passo 6:

Repita os procedimento nos demais produtos adicionados na nota.


- Passo 7:

Salve, Valide e Emita a nota novamente.


OBS: Caso possua dúvidas referente qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário (Contabilidade) ou com Órgão Competente do seu Estado (SEFAZ).



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