DIRF - Autoit para Conferência de valores

Ultima Atualização: 06/12/2017    Artigo de código : 4368             

Para conferir a Dirf de funcionário foi criado um Autoit para auxiliar.


 Clique aqui para baixar o arquivo (19-01-2017_Conf. Dirf.exe.zip)

Após descompacte o arquivo e execute. 

Será apresentado a seguinte tela:



Onde deverá informar:

Base do cliente - DBF ou SQL

Unidade - Aonde a folhawin está instalada ou mapeada (Ele automaticamente irá trazer apenas as unidades que possui disponivel na máquina)

Empresa - Código da empresa que deseja verificar

Funcionário - Código do funcionário que deseja verificar(Só pode gerar de um funcionário por vez)

Ano a ser verificado - Ano que deseja verificar(Por padrão irá trazer 2016, mas pode alterar que irá calcular corretamente no ano selecionado)

Empresa Regime de competência - (Sem a opção IRRF no adiantamento marcado no cadastro da empresa em  menu Arquivos / Empresas Usuárias /  aba Folha de Pagamento)

Empresa Regime de Caixa - (Com a opção IRRF no adiantamento marcado  em menu Arquivos / Empresas Usuárias /  aba Folha de Pagamento)

Ao clicar em Calcular será apresentado um relatório com todos os meses do ano e na frente demonstrando qual o processamento (Mensal ou Adiantamento), mês em que está lançado o evento e no antepenúltimo campo irá apresentar o valor líquido mensal (Total de vencimentos - Total de Descontos).


 No exemplo abaixo para chegar no valor de Janeiro de uma empresa regime de caixa, deverá realizar o seguinte procedimento.


Para o total de vencimento, irá somar os eventos 0001 + 0800 + 1080 do holerite mensal do mês 12/2015 + o valor do evento 1520 do holerite de adiantamento do mês de 01/2016.


Para o total de descontos neste caso terá apenas o valor do evento 5610 do holerite mensal de 12/2015.


Onde nos totais o valor liquido irá ficar em 2055,35 e em férias e rescisão ficará zerado, pois não possui nenhum dos dois caso neste mês.


Quando possuir férias e rescisão os totais serão apresentados da seguinte forma:


Onde para chegar no total de rendimentos  do mês apresentado na folha de pagamento, deverá somar os totais do valor liquido, férias ou rescisão(Neste caso 7348,42).

Quando possuir férias ou rescisão, no canto inferior do relatório será apresentado os eventos e a data de pagamento com o Mês em que está sendo lançado os valores de férias.

 

IMPORTANTE: Realizamos alguns testes e em certos casos os valores não bateram entre o autoit e a folha. Quando isso ocorrer o problema é devido a algum preenchimento incorreto.

Exemplos:

1 -) Possui um evento cadastrado, mas marcou apenas a opção DIRF e não marcou IRRF, neste caso marcando a opção IRRF no cadastro do evento e gerando o relatório do autoit novamente, os valores ficarão corretos.

Acesse menu Arquivos / Eventos / Cadastro, pesquise o evento e marque a opção "IRRF":


O autoit irá considerar para o calculo apenas os eventos que possuírem as duas incidências marcadas ou os eventos padrões.


Observação: Quando tiver este caso, dentro do autoit terá aba "Inconsistências", dentro dela irá demonstrar os eventos que possuem apenas uma incidência ou quando selecionou a opção incorreta do regime da empresa:



A empresa era regime de competência e na seleção do autoit marcado a opção "Regime de Caixa".


2-) Divergência nos valores devido as férias, foi verificado que no holerite mensal o usuário havia digitado o valor do evento 1180 e 1440, mas no calculo das férias estava com um valor a menor.

Acesse a digitação de holerite do funcionário em Processos / Digitação de holerites e verifque se o evento 1180 e 1440 esta com a letra "D" de
digitado.


Se sim, acesse o cálculo de férias em Processos / Férias / Cálculo de férias , aba Proventos/Descontos e altere os valores dos eventos 1180 e 1440 para o mesmo valor.


Feito isso, processe a folha de pagamento e gere o relatório do autoit novamente, os valores ficarão corretos.

O autoit irá considerar para os valores das férias e rescisões os valores lançados nas rotinas e na ficha financeira irá demonstrar os valores conforme a digitação mensal.



A sua opinião é muito importante para nós:


Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4368