SAGE START EMISSOR DESKTOP :: NFe :: Rejeição: Código de situação tributária do IPI incompatível com código de enquadramento legal do IPI

Ultima Atualização: 14/03/2019    Artigo de código : 2919             

Em atendimento à NT 002.2015 do Layout da NFe, é obrigatório o preenchimento do campo "Cód. Enquadramento" referente ao IPI nos lançamentos das notas fiscais.

Quando o código de enquadramento informado não estiver de acordo com a situação tributária de IPI selecionada, retornará a rejeição descrita acima.

Para corrigir, acesse a nota fiscal de saída e clique duas vezes em cima do item. Caso tenha mais de um produto, deverá repetir o mesmo processo com todos.

Após clicar duas vezes em cima do produto, clique na aba IPI e, em seguida, preencha o Código de Enquadramento de acordo com a Situação Tributária, conforme esquematizado abaixo:


Outra forma de informar o código de enquadramento é no cadastro do produto, dessa forma será carregado o mesmo código em todas os documentos fiscais e não precisará preencher a cada emissão, salvo nos casos em que a situação tributária de IPI mude, então, poderá fazer a mudança do código de enquadramento diretamente no lançamento da nota. Siga os passos abaixo para essa alteração:

1- Acesse a aba Produtos no Sage Emissor de Nota Fiscal;

2- Selecione o produto e clique duas vezes sobre ele;

3- Vá na aba IPI;

4- Preencha o campo "Cód. Enq. IPI" conforme a Situação Tributária do IPI. Em caso de dúvidas, consulte o contador da empresa ou orientador tributário.

5- Grave o cadastro para concluir e repita o processo com os demais itens.


A listagem de CST disponíveis pode ser consultada na internet ou com o seu contador / orientador tributário.



A sua opinião é muito importante para nós:


Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2919