START: Como cadastrar um Produto

Ultima Atualização: 27/07/2020    Artigo de código : 12944             

Esse tipo de cadastro pode ser realizado no Módulo Comercial ou do Estoque.


Passo 1: Acesse a aba Produtos e Serviços > clique na opção Produtos > Novo Produto;


Passo 2: O cadastro é composto por 4 abas fixas: Geral, Estoque e Preços, Dados Fiscais e Fornecedores. As abas Atributos, Número Serial e Lote só ficam disponíveis enquanto ainda não houver movimentação no produto, pois dessa forma o cadastro ainda pode ter alterações. A partir do momento que houve alguma movimentação no produto, essas abas não serão apresentadas.
Realize o preenchimento do cadastro conforme as orientações abaixo:

Aba Geral



Identificação: Informe um código de identificação para o seu produto.

Cód. de Barras: Informe o código de barras do produto. Caso não informe o sistema gerará um código de barras automaticamente.

Descrição: Informe a descrição do seu produto.

Botão Copiar: Através desse botão pode copiar os dados de outro produto, fazendo as alterações necessárias para o novo cadastro.

Descrição ECF: Se for utilizar o PDV, esse campo deverá ser preenchido com a descrição do seu produto. Caso não preencha, ao realizar uma venda no PDV a descrição do seu produto ficará em branco.

Marca, Fabricante: Informe a marca ou o fabricante do seu produto. Campo opcional.

Categoria: Informe a qual categoria esse produto se enquadra. Para cadastrar novas categorias acesse a aba Categorias.

Tipo de Estoque: Informe o tipo de estoque do produto. Controla Estoque, Pode Vender sem Estoque ou Produto sem estoque. Importante: Para movimentar o estoque automaticamente realizando pedidos de venda ou compra informe a opção “Controla Estoque”.

Estoque Atual: Campo alimentado automaticamente com a quantidade atual do produto.

Unidade Venda: Informe a unidade de venda dos seus produtos. Novas unidades poderão ser cadastradas na aba Categorias.

Tam, Larg, Comp, Alt.: Campo opcional para o preenchimento de tamanho, largura, comprimento e altura do produto.

Peso: Informe o peso do seu produto.

Observações: Poderá incluir alguma observação referente ao seu produto.

Situação: Caso não utilize este produto marque o check box “Produto Inativo”.

Finalidades: Selecione a finalidade para o seu produto. Caso crie pedidos de vendas marque a opção Revenda.

Controlar: Marque se deseja controlar lote e serie dos seus produtos.

Custo: Informe o custo do seu produto.

Margem de Lucro: Informe a Margem de lucro do seu produto.

Preço Varejo: Informe o preço de varejo do seu produto.

Imagem, Foto: Clique no botão “Ler de arquivo” e selecione a imagem do seu produto. Lembrando que é apenas para visualização interna.


Aba Estoque e Preços



Quadro Estoque

  • Tipo de Estoque: Informe o tipo de estoque do produto. Produto não tem estoque, controla estoque ou pode vender sem estoque. Importante: Para movimentar o estoque automaticamente realizando pedidos de venda ou compra informe a opção “Controla estoque”.
  • Estoque Mínimo: Informe o estoque mínimo para este produto.
  • Estoque para Compra: Informe uma quantidade para compra do produto.

Quadro Unidades

  • Unidade Compra: Informe a unidade de compra do produto.
  • Unidade Venda: Informe a unidade de venda do produto.

Quadro Compras em Lotes, Caixas

  • Informe a unidade de venda para cada unidade de compra. Por exemplo: Compra 1 e Venda 2. Se você dar uma entrada de 10 unidades o sistema colocará no seu estoque 20 unidades. 2x10=20.

Quadro Saldo

  • Estoque atual: Campo de preenchimento automático com o saldo atual.
  • Reservado: Campo de preenchimento automático com o saldo reservado.
  • Disponível: Campo de preenchimento automático com o saldo disponível.

Quadro Custos do Produto

  • Moeda: Informe a moeda de comercialização do produto.
  • Custo: Informe o custo do produto.
  • Última Compra: Preenchimento automático do sistema com a data e o valor da última compra.

Quadro Preços

  • Nesse campo apresentará automaticamente os valores de venda referente a cada tabela com base no preço de custo do produto e a margem de lucro configurada no Menu Opções / Aba Preços.

Aba Dados Fiscais

Nesta aba inclua todos os dados fiscais do seu produto para não ter problemas de erros ao realizar a sua venda, devido ao não preenchimento de algum campo.

Cada empresa possui sua legislação e particularidades, por isso deve verificar com o seu contador ou com uma consultoria tributária, os dados solicitados.


NCM: que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, informe a Classificação Fiscal do seu produto conforme tabela que o sistema já traz preenchida.

CFOP: Informe o CFOP que utiliza para venda desse produto.

CSOSN: Significa Código de Situação da Operação no Simples Nacional, nesse campo deve informar a situação tributária para empresas do Simples Nacional.

Situação Tributária A e B: Essas situações tributárias tem ligação com o ICMS, onde a tabela A deve informar a origem do seu produto e a tabela B a tributação do ICMS.

Modalidade ICMS: Essa opção será preenchida caso esse produto seja vendido com ICMS ST, e deve informar nesse campo se o cálculo do ICMS ST será por: 0 -Margem de Valor Agregado (%) (MVA), 1 - Pauta (Valor), 2 - Preço Tabelado Máximo (Valor) ou 3 - Valor da Operação.

Alíq. ICMS: Caso informe no campo Tabela B que o produto será tributado, nesse campo informe a alíquota do ICMS.

ICMS Subst. Trib. e Redução de Base de ICMS: deve informar caso tenha essas operações no momento da venda.

CEST: que é o Código Especificador de Substituição Tributária, caso sua empresa seja Substituta Tributária ou o seu produto foi vendido com ICMS-ST ele tem um código específico e deve ser informado nesse campo.

Sit. Tributária IPI / PIS / COFINS: Informe qual Situação Tributária para cada situação e caso seja tributado informe também suas alíquotas.

Importante: Mesmo que sua empresa seja Simples Nacional e não tenha essas tributações, deve informar que é isento, não pode deixar os campos em branco.

Consumir em: Informe nesse campo caso o produto tenha algum prazo de validade, no entanto, não apresentará nenhuma mensagem caso esteja próximo do vencimento, é somente informativo.

Perc. FCP e Perc FCP ST: deverá ser preenchido em vendas interestaduais, quando o produto e o estado de destino têm essa tributação que é o Fundo de Combate à Pobreza.

Em Indicador de Escala Relevante: é um indicador se seus produtos podem se submeter à Substituição Tributária.

De acordo com o Convênio ICMS 52/2017:

Cláusula vigésima terceira: Os bens e mercadorias relacionados no Anexo XXVII serão considerados fabricados em escala industrial não relevante quando produzidos por contribuinte que atender, cumulativamente, as seguintes condições:

I. ser optante pelo Simples Nacional;

II. auferir, no exercício anterior, receita bruta igual ou inferior a R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais);

III. possuir estabelecimento único;

IV. ser credenciado pela administração tributária da unidade federada de destino dos bens e mercadorias, quando assim exigido.

Importante: Caso informe que seu produto não é produzido em escala relevante, então deve ser preenchido os campos CNPJ do fabricante da mercadoria e também o campo Código do benefício Fiscal utilizado pela UF.


Aba Fornecedores

Clicando no botão "+ Adicionar...", inclua quais os fornecedores que fornecem esse produto para a sua empresa. No botão "Adicionar Novo...", você consegue cadastrar um novo Fornecedor por essa tela e também pode "Editar" e "Remover" os cadastros.




Para cadastrar produtos com Atributos, Clique Aqui.

Para cadastrar produtos com Lote/Série, Clique Aqui.

Para criar Kit de produtos, Clique Aqui.



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