MÓDULO FINANCEIRO - Como importar um Arquivo Retorno

Ultima Atualização: 24/03/2020    Artigo de código : 11580             

O que é um arquivo retorno?

Os arquivos de retorno de cobrança são lotes de recebimento no qual os bancos fornecem às empresas em formato específico, para que façam a conciliação bancária de boletos com ou sem registro. É na prática, ?fazer a análise de quem pagou e quem não pagou? os serviços ou produtos, de forma eletrônica, sem precisar de trabalhos manuais.

O arquivo retorno é um arquivo com a extensão .RET que os bancos fornecem através de um padrão definido pela Febraban para facilitar a conciliação de pagamentos e recebimentos. Esses arquivos contém dados de pagamento diversos. Essas informações podem ser trocadas entre empresas e bancos através de um download e upload em softwares específicos para essa leitura. Enquanto o arquivo de retorno de cobrança é a recepção dos dados, o arquivo de remessa é o envio.

Como funciona no Sage Start?

Esta função está disponível apenas para a versão Empresarial do Sage Start Financeiro.

Ao importar o arquivo retorno (.RET) disponibilizado pelo banco para o sistema Sage Start, o sistema fará a baixa automática das programações a receber constantes no arquivo que estejam com a confirmação de liquidação. O sistema validará automaticamente a situação do boleto conforme a ocorrência informada pelo banco dentro do retorno.

Além de liquidação, o boleto pode ficar com o status "baixado" caso tenha sido cancelado pelo banco por motivo de não pagamento, por exemplo, ou "entrada confirmada" que indica apenas que o boleto foi registrado no banco mas que ainda não foi pago e nem baixado. Existem outras ocorrências de acordo com o layout específico da instituição financeira.

Como realizar a importação do arquivo retorno no Sage Start?

Após realizar o download do arquivo retorno através do seu Internet Banking, acesse a aba Boletos e clique no botão "Importar retorno", localizado na barra de atalhos superior do sistema.

Em caso de dúvidas sobre como realizar o download do arquivo retorno,
entre em contato com o suporte de seu banco.
O suporte da Sage não auxiliará neste processo.



Selecione o arquivo retorno a ser importado em seu computador, sendo que o arquivo deve estar nas extensões .RET ou .TXT.



O sistema mostrará em tela, um resumo da quantidade de boletos identificados dentro do arquivo retorno e seus respectivos status.


Legenda:

  • Liquidado = boletos que foram pagos, dentro do arquivo foi identificada a ocorrência de liquidação
  • Confirmado = boletos com ocorrência de confirmação / registro por parte do banco. Não indica que o boleto foi pago, apenas que o banco o registrou.
  • Rejeitado = boletos que foram recusados pelo banco ou baixados por não terem sido pagos, por exemplo. O sistema mostrará esses boletos como "baixados".
  • Não localizado = caso o sistema leia algum nosso número dentro do arquivo retorno que não conste no sistema. No cadastro da conta cobrança bancária, você definirá se o sistema irá fazer o lançamento em conta mesmo de boletos não encontrados ou, se serão ignorados esses valores.

Ainda na tela de confirmação da importação que o sistema exibirá, utilize o botão "Mais detalhes" para visualizar os detalhes de todos os boletos lidos no arquivo retorno e seus respectivos status.





IMPORTANTE: O sistema atualizará o status dos boletos conforme as ocorrências dentro do arquivo retorno. Caso identifique que algum está divergente, deverá verificar com o banco o motivo.

(Assuntos relacionados: configurar conta cobrança bancária; emitir boletos; gerar remessa)



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