CT-e - Emissão da Carta de Correção Eletrônica - CC-e

Ultima Atualização: 14/10/2020    Artigo de código : 7144             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, me disseram que você emitiu um CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e agora precisa realizar a correção de uma informação.

Nesse caso leia com atenção a regra para emissão de Carta de Correção Eletrônica (CCe) logo abaixo, caso realmente possa alterar a informação desejada vem comigo, será um prazer te ajudar.

Atenção:
Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documentos fiscais relativos a prestação de serviço de transporte, desde que o erro não esteja relacionado com:

    I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da prestação;

    II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do emitente, tomador, remetente ou do destinatário;

    III - a data de emissão ou de saída.


    Depois de verificar estas informações, vamos lá!


    Passo 1: Para emitir a Carta de Correção do seu Conhecimento de Transporte, abra o CTe autorizado para o qual deseja corrigir a informação.

    Importante: Para que o botão Correção seja habilitado, o CTe deve estar com a situação Autorizada no canto superior direito.



    Passo 2: ao abrir a tela de descrição da carta de correção (CCe) do CTe preencha os campos conforme as descrições a seguir: 
    Importante: Os campos com ** são de preenchimento obrigatório.


    Grupo a ser alterado: Indicar o grupo de informações que pertence ao grupo a ser alterado.

    A diferenciação dos campos é realizada considerando as TAGs de grupo, como por exemplo, a Inscrição Estadual, que pode ser do emitente ou do destinatário.

    (Respeite as letras em Maiúsculo e Minúsculo conforme o Layout da SEFAZ).


    Campo a ser alterado: Nome do campo a ser modificado do CT-e Original.

    (Respeite as letras em Maiúsculo e Minúsculo conforme o Leiaute da SEFAZ).


    Índice do item alterado (caso a alteração ocorra em uma lista): O Índice é o número da linha apresentada em uma lista. 

    Uma lista ocorre quando há vários lançamentos para o mesmo campo no CT-e.

    Atenção: O índice inicia sempre em 1, não pode ser 0 e se houver apenas uma linha o campo deverá ficar em branco.


    Valor Alterado: Campo correspondente ao novo valor a ser informado, nele será inserido a informação de correção.


    Ao finalizar o preenchimento dos campos clique em Salvar.



    Importante: Para consultar as TAGs do XML, e o nível de cada campo basta Clicar Aqui e fazer o download do manual do CTe, versão 3.00.

    Dica: Baixe o XML do seu CTe autorizado para verificar quais campos precisa alterar.


    Passo 3: Na imagem abaixo, como exemplo preenchemos os campos para correção do endereço do remetente na CCe do CT-e.

    Atenção: A equipe Ao3  não pode informar quais TAGs devem ser inseridas para emitir a CCe, caso possua dúvida quanto as informações a serem preenchidas verifique com seu Consultor Tributário (Escritório de Contabilidade).


    Ao Salvar ocorrerá a transmissão da CCe, caso autorizada a seguinte mensagem será apresentada.



    Passo 4: Clique Aqui para consultar o evento de autorização da sua Carta de Correção Eletrônica através da chave de acesso do seu CTe.



    A CC-e é um meio utilizado para referenciar o campo que sofrerá alteração, sem alterar o campo original do arquivo XML, ou seja, as correções feitas via CC-e não serão impressas no DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico).

    Havendo mais de uma CC-e para o mesmo CT-e, o emitente deverá inserir na última carta de correção todas as informações anteriormente retificadas.

    Atenção: Caso tenha sido emitida uma Carta de Correção eletrônica relativa a determinado CT-e, este NÃO poderá ser cancelado.


    Para a impressão da carta de correção, veja os passos Clique Aqui 

    Importante: Lembre-se que o nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu emissor NFe.


    Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!



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