Emissão - Nota de Consumidor (NFC-e)

Ultima Atualização: 26/04/2017    Artigo de código : 4275             

Através desta opção, a empresa poderá emitir Notas de Saídas para Consumidor Final (Modelo 65). 

Importante: No cadastro da Empresa (Menu Configurações/ Minha Empresa), o campo Código de Contribuinte (NFC-e) deve estar preenchido corretamente. Este código é obtido através da SEFAZ;

É necessário também que realize os seguintes cadastros:

Cadastro de Clientes;
Se ainda não cadastrou o seu Cliente, Clique aqui

Cadastro de Produtos;
Se ainda não cadastrou o seu Produto, Clique aqui

Cadastro de Transportadoras;
Se deseja cadastrar a Transportadora, Clique aqui

Cadastro de Categorias de ICMS;
Se ainda não realizou o cadastro da Categoria de ICMS, Clique aqui

Cadastro de Unidades de Medida;
Se ainda não realizou o cadastro de Unidade de Medida, Clique aqui

Cadastro de Naturezas;
Se ainda não cadastrou a Natureza, Clique aqui

Realize a Configuração sua Nota de Consumidor em Configurações > Nota de Consumidor
Caso ainda não tenha realizado esta configuração, Clique aqui

Após realizar todos os cadastros e configurações, é possível realizar o preenchimento dos campos das Notas Fiscais para posterior emissão e envio à Receita Federal.  Acesse menu Nota de Consumidor

Na tela inicial, é possível visualizar as últimas notas realizadas e seu Status. Também é possível visualizar as notas utilizando filtros, como Nome do Cliente, Data Inicial e Data Final, e pelo Estado da Nota.

Gerar arquivo de notas por período: É possível realizar a geração de uma pasta em zip contendo os arquivos XMLs emitidos pelo Sage One para um determinado período.


Emitir Nota de Consumidor: Clique neste botão para realizar o preenchimento dos campos para a emissão da nota de consumidor manualmente.

 

Cliente: Digite o nome do participante que será o cliente da nota fiscal. À medida que for inserindo a informação, o sistema apresentará os cadastros encontrados para clientes com as palavras digitadas. Basta selecionar o cliente. Caso o cliente ainda não tenha sido cadastrado, clique no botão “+” para incluir o participante. O botão “Lápis” permite editar o cadastro do cliente;

Natureza: Informe a Natureza de Operação da nota que está sendo realizada. Digite a palavra correspondente à Natureza, e o sistema demonstrará todas as naturezas cadastradas conforme o digitado. Basta selecionar a opção desejada. Utilize o botão “+” para incluir uma natureza que não foi cadastrada.

Origem do Documento: Informe a operação que deu origem à nota que está sendo realizada.
Pode ser um Pedido de Vendas (número), por exemplo.

Data e Hora de Saída: Estes campos são informados automaticamente pelo Sage One conforme a data e hora do Sistema Operacional do computador, permitindo alteração, se necessário.

CPF na Nota: Informe o número do Cadastro de Pessoa Física para constar a informação na emissão da nota de consumidor (Nesta opção não é necessário que informe o cliente, o mesmo poderá ficar em branco e preencherá apenas o CPF)

Aba Produtos

Adicionar: Neste campo, digite o nome do produto que deseja adicionar. À medida que for digitando, o Sage One demonstrará todos os produtos encontrados no cadastro conforme os caracteres inseridos. Basta selecionar o produto correto. Caso não encontrou o produto cadastrado, clique no botão “+” para incluir.

Após selecionado o produto, o mesmo será exibido no gride apresentado abaixo do campo Adicionar

Clique sobre ele para inserir especificações sobre quantidade e impostos. Ao selecionar, será aberta uma tela dividida em cinco abas para definir estas especificações: Detalhes, ICMS, IPI, PIS e COFINS.

Aba Detalhes: Conforme o produto adicionado, todas as informações do cadastro serão carregados no campo Produto, Código de Barras e Unidade. De acordo com a operação, preencha os campos CFOP, Quantidade, Valor Unitário (se não foi informado no cadastro do produto), Desconto Unitário, se houver, e as informações de Outras Despesas (Valor do Frete, Seguro e Outras Despesas).

Os campos que o sistema traz bloqueados para edição são preenchidos automaticamente pelo Sage One: Unidade, onde será transportada automaticamente a Unidade de Medida informada no cadastro do produto, Total, que será calculado pelo sistema através da multiplicação do campo Quantidade pelo
Valor unitário, abatendo o desconto e somando o Valor do Frete, Seguro e Outras Despesas; e por fim, o Valor aproximado dos tributos, que será calulado conforme a carga tributária dos impostos informados.

Aba ICMS: Nesta aba, insira as informações necessárias para a tributação do ICMS. Os campos Origem, CST, Modalidade da determinação da Base de Cálculo e Alíquota serão preenchidos automaticamente pelo Sage One conforme a Categoria de ICMS informada no cadastro do produto, permitindo alteração, se necessário. Se for o caso, informe os campos:

*Origem: Selecione o código de Situação Tributária da Tabela A do RICMS referente à operação;

*CST: Selecione o Código de Situação Tributária da Tabela B do RICMS referente à operação;

* Modalidade de determinação da Base de Cálculo: Selecione se a Base de Cálculo do ICMS será conforme a Margem Valor Agregado (%), Pauta (Valor), Preço Tabelado Máximo (valor) ou Valor da Operação;

* Alíquota: Informe a alíquota para a tributação do ICMS;

Os campos Base de Cálculo e Valor ICMS serão preenchidos automaticamente pelo sistema. A Base de Cálculo será o valor total do produto encontrado na aba Detalhes e o Valor ICMS será o resultado da multiplicação da Base de Cálculo pela Alíquota.

Substituição Tributária: Os campos para informar os parâmetros de ICMS – ST serão disponibilizados apenas se o CFOP utilizado na aba Detalhes e o Código de Situação Tributária informado no campo CST indicar uma operação com substituição tributária.

Neste caso, preencha os campos necessários:

*Modalidade de determinação da Base de Cálculo: Selecione se a Base de Cálculo da operação de Substituição Tributária será definida conforme Preço Tabelado ou Máximo Sugerido, Lista Negativa (valor), Lista Positiva (valor), Lista Neutra (valor), Margem Valor Agregado (%) ou Pauta (valor);

*MVA%: Informe o percentual da Margem do Valor Agregado do produto;

* Crédito%: Informe o percentual de crédito na operação se a empresa possuir algum incentivo fiscal;

* Alíquota%: Informe a alíquota de substuição tributária para o produto;

* CEST: Informe o Código Especificador da Substiuição Tributária do produto. Este código será obrigatório conforme as especificações do Convênio ICMS 92/2015.

* Redução%: Informe o percentual de redução da Base de Cálculo da substituição tributaria na operação, caso a empresa possua algum incentivo fiscal;
Os campos bloqueados pelo sistema, Base e Valor ICMS-ST serão calculados automaticamente pelo Sage One.

 

Abas PIS/ COFINS: Nestas abas constarão as especificações de tributação do PIS e do COFINS, respectivamente. Estas informações serão trazidas automaticamente do cadastro de produtos, caso tenham sido preenchidas. Caso contrário, informe os campos manualmente:

* CST: Indique o Código de Situação Tributária para PIS/ COFINS conforme tributação da empresa;

* Alíquota%: Informe em percentual as alíquotas de PIS/ COFINS, respectivamente;

Os campos bloqueados para digitação, Base de Cálculo e Valor PIS/ Valor COFINS serão calculados automaticamente pelo Sage One. A Base de Cálculo será o valor Total do produto encontrado na aba Detalhes, e o Valor PIS/ Valor COFINS será o resultado da multiplicação da Base de Cálculo pela Alíquota.

Aba IPI: Nesta aba constarão as especificações de tributação do IPI, caso a empresa seja uma indústria ou equiparada e apura este imposto. Estas informações serão trazidas automaticamente do cadastro de produtos, caso tenham sido preenchidas. 

OBS: Para a emissão de NFC-e, no campo CST de IPI selecione a opção em branco.

 Informações sobre Frete, Seguro e Outras Despesas

Caso as mercadorias que constam na nota fiscal serão entregues através de Frete, utilize os campos abaixo para especificar os dados:

Modalidade do Frete: Selecione se o frete será pago Por conta do emitente, Por conta do destinatário ou Por Conta de Terceiros. Selecionando uma destas opções, serão abertos os campos para inserir as informações sobre Transportadora e dados da carga. Caso não haverá frete, selecione neste campo a opção “Sem frete”;

Transportadora: Digite o nome da Transportadora responsável pela entrega da mercadoria. À medida que for digitando, o Sage One demonstrará todas as transportadoras encontradas no cadastro conforme os dados digitados. Basta selecionar a desejada. Caso seja necessário cadastrar uma nova transportadora, clique no botão “+”.

Placa do Veículo: Informe a placa do veículo que fará a entrega;

UF do Veículo: Informe a sigla do estado no qual o veículo está registrado;

Quantidade: Informe o número de volumes correspondente à forma como a mercadoria será transportada;

Espécie: Informe a espécie (por exemplo, caixa, bobina, barril, etc.) conforme a mercadoria será transportada;

Marca: Informe a marca da mercadoria, se houver;

Numeração: Caso a mercadoria seja controlada por alguma numeração, indique neste campo;

Peso Bruto: Informe em quilos o peso bruto da carga (Mercadoria + Quantidade + Espécie);

Peso Líquido: Informe em quilos apenas o peso da mercadoria;

Caso existir Valor do Frete, Seguro ou Outras Despesas, clique no botão Ratear nos respectivos campos para informar os valores.

Para inserir informações ao contribuinte ou de interesse do fisco, utilize o campo Observações.

Finalmente, o Valor Total da Nota Fiscal e dos Impostos serão demonstrados e calculados automaticamente pelo sistema conforme as informações inseridas nos produtos e nos campos de outras despesas.

Forma de Pagamento: Indique a forma de pagamento da NFC-e, conforme a tabela pré definida pelo Sage One:
01. Dinheiro
02. Cheque
03. Cartão de Crédito
04. Cartão de Débito
05. Crédito Loja
10. Vale Alimentação
11. Vale Refeição
12. Vale Presente
13. Vale Combustível
99. Outro

Clique em Salvar para gravar os dados inseridos.


Após realizar o preenchimento dos dados da nota fiscal e salvar, utilize os botões no rodapé da tela para efetuar as demais ações:

Validar: Através deste botão, o Sage One fará a validação de todas as informações inseridas na nota fiscal, encontrando possíveis erros que ocasionarão rejeição da nota fiscal por parte da SEFAZ. Desta forma, o usuário poderá corrigir os erros antes do envio.

Danfe: Ao clicar nesta opção, o usuário poderá visualizar, para fins de conferência, todos os dados inseridos na nota fiscal no leiaute da DANFE – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

XML: Clique neste botão para efetuar a geração do XML para conferência;

Emitir: Clique nesta opção para concluir a emissão da nota fiscal ao consumidor eletrônica e efetuar o envio ao portal da SEFAZ. Esta deve ser a última etapa para a realização da nota fiscal. Antes de clicar neste botão, o ideal é que o usuário tenha feito todas as etapas acima citadas, inclusive a correção dos erros que possam ter ocorrido na etapa de validação.

Voltar: Após concluir todos os processos para a emissão da nota, clique neste botão para retornar à tela de Notas Fiscais e acessar outras rotinas do Sage One.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4275