NF-e - Emissão da Carta de Correção Eletrônica - CC-e

Ultima Atualização: 15/10/2020    Artigo de código : 3806             

Olá, tudo bem com você? Espero que sim, me disseram que você emitiu uma NFe (Nota Fiscal eletrônica) e agora precisa realizar a correção de uma informação, é isso mesmo?

Então nesse caso leia a regra para emissão de Carta de Correção Eletrônica (CCe) logo abaixo, caso realmente possa alterar a informação desejada vem comigo, será um prazer te ajudar.

Atenção: 
Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão do documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com: 
I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação; 
II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;


Depois de verificar estas informações, vamos lá!

Para emitir sua Carta de correção da Nota Fiscal Eletrônica de Produtos, abra a Nota para a qual deseja emitir a carta de correção e clique no botão Correção disponível conforme a imagem abaixo.

Importante: Para que o botão Correção seja habilitado, a NFe deve estar com a situação Autorizada no canto superior direito.




Informe no Campo Descrição o que deseja corrigir na Nota e clique em Salvar.



 
Ao autorizar a carta de correção, sua NFe vai voltar com a situação Autorizada, agora você deve clicar no botão Correção novamente.




Será apresentadas as opções para Baixar XML (download do XML da CC-e) e Baixar Demonstrativo (visualização do arquivo em PDF para impressão).
Também serão apresentados a sequência, a data e a hora do Evento




Se o e-mail do cliente constar em seu cadastro no momento da autorização da NFe, ao emitir a carta de correção será enviado o e-mail com o arquivo XML da CCe.




Atenção: É possível emitir CCe para Nota Fiscal Eletrônica que não foi autorizada através do emissor NFe, para realizar a emissão siga o passo a passo a seguir: 

Realize o processo de Importação do XML, caso possua alguma dúvida sobre esse processo Clique Aqui e veja o passo a passo.

Ao importar o arquivo XML clique em Consultar situação na Sefaz, após a NFe voltar autorizada no sistema siga os passos descritos no início desse passo a passo.

Importante: Lembre-se que o nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu emissor NFe.



Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve.

OBS: Caso possua dúvidas referente qual informação preencher entre em contato com o seu Consultor Tributário ou com Órgão Competente do seu Estado




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3806