Emissão - Nota de Consumidor (NFC-e) - Frente de Caixa

Ultima Atualização: 24/09/2020    Artigo de código : 14451             

Vai emitir a sua primeira Nota de Consumidor (NFCe) pelo sistema ou já emitiu anteriormente mas se esqueceu e precisa de uma ajudinha? Tudo bem, o sistema é bem simples e eu vou te explicar esse passo a passo, mas não se esqueça de verificar antes com a sua contabilidade (serviço de consultoria tributária) os dados tributários da sua nota, vamos lá!

Importante: Ainda não se registrou no emissor NFe? Tudo bem, Clique Aqui e veja como realizar o primeiro acesso.

Se você já se registrou, porém não se recorda da sua senha de acesso ao sistema Clique Aqui e veja como realizar a recuperação da senha.

Já se registrou, porém não sabe como acessar o sistema? Clique Aqui para acessar a página de acesso ao emissor NFe.

Se ainda não configurou a sua NFCe Clique Aqui e veja o passo a passo.


Passo 1: Acesse o Menu Nota de Consumidor > Frente de caixa

Importante: O emissor NFe atende a emissão da NFCe em dois modelos: Modelo Padrão e Frente de Caixa, porém o processo de emissão e o tipo de nota emitido é o mesmo, alterando apenas o layout para digitação da NFCe. Nesse passo a passo vamos abordar a emissão da NFCe através do modelo Frente de Caixa. Caso deseje visualizar o passo a passo para emissão da NFCe pelo Modelo Padrão Clique Aqui

Atenção: Só é possível emitir NFCe pelo Frente de Caixa com o certificado digital A1, caso utilize certificado digital A3 utilize o Modelo Padrão.


Passo 2: Agora clique em Nova Nota de Consumidor (Frente de Caixa).


Passo 3: Na tela de digitação da nova NFCe digite o nome ou o código do produto cadastrado a ser adicionado na nota, será apresentada uma lista para selecionar o produto já cadastrado, clique na opção desejada para que ele seja vinculado a sua NFCe.

Caso ainda não tenha cadastrado o Produto Clique Aqui  e veja o passo a passo.
Atenção: Você pode informar a quantidade, ao pesquisar o produto e vincular ele na sua NFCe a quantidade informada será aplicada a esse produto.

Passo 4: Agora que vinculou o produto na sua nota você pode editar o Valor Unitário, a Quantidade e o Desconto do item clicando no botão Lápis de cada campo, ao finalizar aperte a tecla Enter do seu teclado para aplicar a alteração.
Atenção: Note que o sistema destaca o valor Total de Desconto (se houver) e o valor Total da Venda.

Passo 5: Em Dados do Consumidor Você pode informar o CPF/CNPJ na nota e o Cliente da NFCe.

Importante: Para NFCe não é obrigatório informar o cliente em operações com valores inferiores a dez mil reais, porém esse valor pode variar de Estado para Estado. O valor de R$ 10.000,00 é apenas um valor padrão, adotado pela Sefaz Nacional, mas as Sefaz Estaduais poderão alterá-lo, para mais ou para menos.

Caso possua alguma dúvida sobre o valor máximo em que pode emitir uma NFCe sem cliente pelo sistema, orientamos que consulte a SEFAZ do seu estado ou o seu Consultor Tributário (Contabilidade).

Se for emitir a NFCe sem o cliente o campo Cliente deve ficar em branco.

Caso seu cliente solicite, você pode informar o CPF/CNPJ na nota inserindo a numeração do CPF ou CNPJ no campo de CPF/CNPJ na Nota.

Passo 6: Selecione a Forma de Pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito, Cartão de Débito ou Outros Meios Pagamento.


Importante: Ao selecionar o pagamento como cartão de Débito ou Crédito as bandeiras do cartão serão habilitadas assim como o campo Parcelas (somente para crédito) e Número de Autorização (campos de preenchimento obrigatório para operação com cartão).



Passo 7: Informe o valor total recebido e o sistema automaticamente calculará o valor do Troco (se houver).

Passo 8: Ao finalizar pode clicar em Finalizar Venda.
Atenção: Ao realizar a primeira venda pelo modelo Frente de Caixa será solicitado que informe a natureza padrão que será utilizada nessas operações, após vincular a natureza será retornada a tela de digitação da NFCe, clique novamente em Finalizar Venda para transmitir a NFCe.
Para as demais emissões de NFCe não será mais solicitado que informe a Natureza.



Durante o processo de autorização será apresentada a mensagem: Aguardando autorização da nota fiscal, após a autorização será aberta a tela com a danfe da NFCe para impressão.
Importante: Caso ocorra alguma rejeição, será aberta a tela de digitação da NFCe (no modelo padrão) destacando o código e motivo da rejeição para correção.




Pronto, a sua NFCe foi emitida com êxito!

Importante: Lembre-se que o nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu emissor NFe.


Pronto, você emitiu a sua NFe com êxito, saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve!






A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
14451